segunda-feira, 29 de abril de 2013

Mudança de Estado Físico

A mudança de fase é uma transformação que ocorre quando um material passa de uma fase para outra. Assim, na fusão, um material passa da fase sólida para a fase líquida. O processo inverso, no qual o material passa da fase líquida para a fase sólida é chamado de solidificação. Já na ebulição, o material passa da fase líquida para a fase gasosa. O processo inverso, no qual o material passa da fase gasosa para a fase líquida é chamado de liquefação (quando se trata de um material gasoso à temperatura ambiente) ou condensação (quando se trata de um material liquido à temperatura ambiente).
Para que ocorram a fusão e a ebulição é necessário fornecer energia, normalmente provocando o aquecimento do material.
 Para que ocorram a solidificação e a condensação é necessário fazer com que o material perca energia, o que se faz, normalmente, através do seu resfriamento.


Fonte do texto: apostila de química da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Santo Agostinho

Substâncias
è Um gráfico que apresenta dois patamares durante as mudanças de estado (fusão e ebulição), indicando que neles a temperatura permanece constante, caracterizam o comportamento de uma substância.


è Numa mesma fonte de aquecimento (mesma temperatura), o patamar de ebulição é sempre maior que o de fusão. Sendo que todo material demora menos tempo para passar de S ð L do que de L ð G. Isso porque a diferença energética do L ð G é maior do que do S ð L

è Os sólidos são melhores condutores de energia do que os G e L, uma vez que as partículas encontram-se mais próximas. Assim demora-se menos tempo para aquecer o S do que o L. O que faz com que, em um gráfico, a inclinação do S seja maior que a do L e do G.

Misturas
è Os gráficos de misturas comuns possuem faixas de fusão (ou solidificação) e ebulição (ou condensação). Dessa forma não apresentam patamares, isto é, durante as mudanças de estado físico a temperatura não permanece constante.
       
è Os gráficos de misturas eutéticas possuem apenas patamar de fusão (solidificação), ou seja, a temperatura de fusão (ou solidificação) dessas misturas permanece constante. De modo que tais misturas possuem faixas de ebulição (ou condensação).
è Os gráficos de misturas azeotropicas possuem apenas patamar de ebulição (ou condensação), ou seja, a temperatura de ebulição (ou condensação) dessas misturas permanece constante. De modo que tais misturas possuem faixas de fusão (ou solidificação).
Fonte imagens: SALVADOR, Edgard; USBERCO, João.  Conecte Química 1. São Paulo: Saraiva, 2011

Feito por:  Ana Beatriz Ferretti - 04, Ana Laura - 05,  Beatriz Maciel - 09, Gabriela Leopoldino - 17, Sofia Couto - 36
1ª série D

Nenhum comentário:

Postar um comentário